quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Uma Breve Abordagem Histórica do Planejamento Educacional Brasileiro

A partir da década de 60 o planejamento educacional tornou-se obrigatório nas escolas brasileiras até então o único modelo que se tinha era o que não se relacionava com vivência da escola, esse modelo autoritário não se adequava às necessidades diversas que a escola precisava. Paralelamente instituiu-se a figura do supervisor escolar que entre suas tarefas adquiriu mais uma a elaboração de planos por parte dos professores, como não havia capacitação para desenvolver o planejamento educacional formou-se um quadrinho que todo professor conhece ou já ouviu falar. É claro que tal modelo estabelecido não permite a veracidade do planejamento,contudo esse modelo direcionou a seguinte pergunta como fazer e o que fazer? Omitindo completamente a possibilidade de reflexão o que fazer e sobre para que fazer. Desse modo, esse quadro utilizado na década de 60 para se fazer um planejamento escolar foi ao longo do tempo perdendo o respeito, não havendo sentido em preenchê-lo, isso levou muitas escolas a limitarem o plano de aula à uma lista de conteúdos, não necessários aos alunos. Atendendo somente a burocracia estabelecida pelo sistema vigente na época .

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